top of page

Como auditar e conciliar sua movimentação bancária.

A conciliação bancária é uma tarefa mensal importante para o departamento financeiro e contábil. Ele compara sua contabilidade gerencial contra o seu extrato bancário para verificar se há irregularidades nos valores e oferece as empresas uma projeção financeira detalhada.

Uma função importante no processo de conciliação bancária é olhar para qualquer divergência financeira, portanto, é essencial que a emissão de pagamentos e a conciliação sejam separados. Declarações bancárias devem ser auditadas internamente pelo menos uma vez por mês e por um auditor externo, pelo menos uma vez por ano.

No caso da auditoria interna, aqui está um simples Guia de 5 Etapas para auditar a sua declaração bancária:

1- Reúna seu extrato bancário, contabilidade gerencial para o mês que você deseja auditar.

2- Confira os números finais sobre o documento de conciliação contra seu extrato bancário para essa conta. Os valores devem ser correspondentes.

3- Analise se existe diferença entre os valores do seu extrato bancário e o saldo final contábil.

4- Confira se todas as transações no seu extrato bancário estão corretamente escrituradas na conta contábil.

5- Destaque quaisquer transações não correspondentes entre a contabilidade e o extrato bancário. Essas transações, são informações não conciliadas, devem ser analisadas com o máximo de cautela.

Como você pode perceber, a auditoria entre suas informações contábeis e seu extrato financeiro é essencial para manter a transparência e conformidade das informações, esse tarefa pode ser bastante trabalhosa e demorada. No entanto, como seu negócio deve crescer, o volume dessas transações poderá aumentar consideravelmente. O que antes poderia ser feito em uma ou duas horas, agora pode acabar levando alguns dias, sendo assim passível de erros.

A alternativa para o tedioso processo, é automatizar todo o fluxo de conciliação entre o contábil e o financeiro, com uma plataforma que possa te ajudar neste desafio. O objetivo principal é diminuir uma tarefa que poderia levar dias para que seja feita em poucas horas.

AudtaxCard - Auditoria de Cartões, fornece uma platafoma de auditoria para pequenas, médias ou grandes empresas. Nossa plataforma faz todo o trabalho de conciliação, auditando essas informações, com uma visão geral sobre os itens em abertos, não conciliadas ou conciliados com valores divergentes. Descubra mais benefícios da conciliação e auditoria contabil financeira. Clique aqui

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page