top of page

Identificando o estágio da vida financeira de sua empresa.

Muitas empresas tendem a seguir padrões semelhantes, a medida que se adaptam ao longo do tempo para o crescimento. A trajetória é conhecida como o ciclo de vida de negócios .

Empresas em todo o mundo e do Vale do Silício foram identificadas com quatro estágios particulares, onde normalmente se movem através do seu crescimento.

Saber onde a empresa se encontra ao longo do ciclo de vida dela é fundamental para compreender verdadeiramente suas atuais e futuras necessidades financeiras.

Como seres humanos, as empresas têm uma diretriz por onde seguem, bem como uma avaliação constante para analisar quem são e para onde estão indo.

Conforme as empresas crescem a partir da fase de pequenos negócios e seguem expandindo e evoluindo para empresas em curso de crescimento, elas têm que ajustar as demandas crescentes e ao ritmo acelerado com as mudanças ao seu redor. Elas precisam reinventar-se constantemente para se manterem competitivas.

Com todos estes pontos em mente, nós construímos a nossa visão das etapas do ciclo de vida típico de negócios e os diferentes desafios financeiros que ocorrem em cada fase.

Poderia um IPO dar à empresa o impulso que necessita, ou vai permanecer privada indefinidamente?

As empresas passam por crises existenciais todo o tempo, desde Startups analisando suas métricas até grandes empresas consolidadas que enfrentam pressões em nível global.

O ciclo de vida é um mapa útil para a viagem ao futuro de uma empresa, que ajuda a avaliar se os recursos financeiros irão manter-se atualizados com todas as mudanças durante o crescimento.

Aqui está a nossa opinião sobre os quarto principais estágios do ciclo de vida de um negócio, é lógico que podemos dividir ainda mais esses etapas, no entanto agrupamos de uma forma que fique mais prático o seu entendimento.

Início:

A primeira fase de crescimento envolve o equilíbrio da luta pela sobrevivência com a obtenção do pequeno negócio em funcionamento. São apenas alguns funcionários formando uma equipe sólida, investindo todo seu capital no desenvolvimento de um produto que seja vendável em grande velocidade. Muitos empresas não possuem ainda uma infra-estrutura financeira.

Validação do Negócio:

Este é o tempo da construção do modelo de negócio, pois você precisa analisar se seu produto ou serviço é escalável.

O fluxo de caixa neste período, geralmente é potencialmente caótico. Muitas empresas precisam definir rapidamente seus processos para obter seu planejamento financeiro, deixando pronto para os olhos de investidores, auditores e potenciais compradores.

Expansão:

Neste ponto as empresas passam por toda uma nova estratégia focada para crescimento e, geralmente, envolvem grandes negociações. Eles podem comprar outra empresa, fundir ou ir para um IPO.

Evolução:

Essa quarta fase, marca a maturidade, os negócios em curso necessitam de mudança, e da alta pressão por parte dos concorrentes, investidores e clientes. Elas freqüentemente precisam se reinventar para permanecer no “topo”.

Não importa em que fase do ciclo de vida do negócio as empresas estão, todas elas precisam de uma infra-estrutura financeira sólida para o triunfo, com a combinação financeira certa para chegar a próxima fase.

O que mantém as empresas em movimento?

Acreditamos que o sucesso de qualquer empresa esteja ligado ao seu compliance financeiro. Com uma estrutura financeira sólida, a empresa pode manter todos os requisitos financeiros para seu crescimento.

Empresas com um setor financeiro forte, como uma "espinha dorsal", aliado a sistemas e processos bem definidos e eficientes, podem se concentrar em mudanças estratégicas que vão empurrá-las para a próxima fase do seu negócio. Acreditamos muito na importância do departamento financeiro como estratégia de crescimento para todas as corporações.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page