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Fraudes em vendas com cartões de crédito são mais comuns do que você imagina.

Você pode ter acesso Wi-Fi gratuito em sua cafeteria ou loja favorita, mas não deve usá-lo para verificar o saldo em sua conta bancária. Se você estiver usando uma rede sem fio aberta, é mais fácil que hackers interceptem transações on-line, senhas e outras informações privadas. Este não é o momento de fazer negócios financeiros, acessar o seu banco on-line ou fazer compras pelo seu celular ou tablet.

Isso vale também para sites que começam com HTTP e HTTPS, pois você não sabe quais são as configurações de segurança destes pontos de acesso à Internet.

Os hackers podem configurar "man in the middle" (ataques para pegar suas senhas, número de cartão e outras informações), enquanto você estiver na rede pública. Então, aproveite o café com leite e verifique o seu extrato do cartão de crédito ou conta bancária mais tarde e de preferência em sua residência ou outro local seguro.

Uma fraude com cartões, na maioria das vezes, abrange pequenas quantias, mas em alguns casos, podem provocar problemas maiores.

A base desse golpe, é ter disponível um cartão clonado de uma vítima, e outras informações sobre essa pessoa (Endereço, RG, CPF, Telefone). Em posse de tais informações, o golpista usa esse cartão para efetuar compras, que serão debitadas na fatura da vítima.

O que fazer quando constatar transações fraudulentas em sua fatura de cartão?

Entre em contato imediatamente com a administradora do seu cartão de crédito ou seu banco, relatando o que está acontecendo .

Taxas e encargos de juros podem aparecer em seu extrato de cartão devido as transações fraudulentas. Estes serão reembolsados em sua totalidade quando a investigação estiver concluída e for determinado que você não contribuiu para a fraude.

As fraudes com cartões geralmente são separadas em três categorias;

Fraude Efetiva

A Fraude Efetiva acontece quando uma pessoa acessa a loja virtual e efetua compras com um cartão de crédito roubado ou clonado. Por ter todos os dados necessários à compra, o processamento ocorre normalmente sem qualquer problema. A administradora de cartões de crédito recebe a requisição e aprova a transação, dando início ao processo de entrega do produto .

Ao receber a fatura do cartão de crédito com o lançamento indevido, o titular do cartão entra em contato com a administradora e questiona o lançamento alegando não reconhecer aquela compra. Essa contestação gera o chargeback. Nesse caso o prejuízo do lojista é total, ficando sem o produto e sem o dinheiro.

Auto-Fraude

Na situação de Auto-Fraude, o titular do cartão, efetua a compra na loja virtual e, ao receber o extrato, entra em contato com a administradora do cartão de crédito alegando não reconhecer a compra, exigindo o estorno do lançamento na fatura. É uma situação muito mais comum do que se imagina e praticamente não tem como ser identificada pelo gestor de e-commerce. O problema só não é maior porque as administradoras passam a monitorar os clientes que fazem dessa prática um hábito.

Fraude Amiga

A situação de Fraude Amiga também é um tipo de fraude bastante comum em lojas virtuais. É aquela situação em que a compra é feita por uma pessoa relacionada ao titular do cartão e que tem acesso a todas as informações para concretização da compra, como por exemplo , parentes próximos , filhos, esposa, marido ou irmãos.

Nesta situação, especificamente, não existe má fé propriamente dita, e sim , falta de conhecimento do titular do cartão sobre aquela compra, o que leva ao pedido de cancelamento da venda.

Outras situações de chargeback.

Existe uma situação de chargeback no e-commerce que não chega a ser exatamente uma fraude. É o que chamamos de chargeback por desacordo comercial.

Uma situação de chargeback por desacordo comercial ocorre quando o cliente alega existir um problema qualquer na transação comercial como, por exemplo, erro no preenchimento dos dados do comprador, divergência de assinatura ou insatisfação do cliente com o produto que foi comprado na loja virtual.

Como resolver esse problema?

Tudo isso demonstra o quanto o lojista ou empreendedor estão vulneráveis ao vender e de fato não receber por essas operações .

Contratar ferramentas para auditoria em cartões, amplia a segurança do negócio, minimiza as chances de fraudes, sendo assim além de uma necessidade, é uma decisão estratégica.

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