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Você sabe o que é Margem de Contribuição? E porque ela é tão importante?

September 9, 2015

Margem de Contribuição é a quantia em dinheiro, que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria, após retirar o valor do gasto variável unitário (custo variável unitário e despesas variáveis). Tal quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de Equilíbrio, ou ponto crítico de vendas (Break-even-point). Ela representa uma margem de cada produto vendido que contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura/suporte e etc.

 

Representada da seguinte forma:

 

MC = PV - ( CV + DV )

 

Onde:

MC = Margem de Contribuição;

PV = Preço de Venda ou Receita Op. Bruta Total;

CV = Custo Variável ou Custo das Mercadorias Vendidas(CMV);

DV = Despesa Variável.

IMC = MC / PV  Índice de Margem de Contribuição (IMC) é a relação entre a Margem de Contribuição e o preço de venda;

 

Determine a unidade de receita (preço) do produto.

 

A primeira variável que você precisa encontrar para equação da margem de contribuição é a unidade de receita — em outras palavras, o seu preço de vendas. O confuso termo “unidade de receita” é usado na economia por que o preço do produto é igual à receita gerada por sua venda (ou de uma unidade).

Vamos seguir em frente com um exemplo nesta seção. Como exemplo, vamos dizer que nós administramos uma fábrica que produz bolas de baseball. Se nós vendemos a bola por

R$ 3,00, nós utilizamos “R$ 3,00 ” como nossa unidade de receita da bola.

 

Depois de encontrar a margem de contribuição de um determinado produto, você pode usá-lo para executar algumas tarefas básicas de análise financeira. Neste instante, você pode encontrar a “razão” da margem de contribuição, um valor relacionado, simplesmente dividindo a margem de contribuição pelo preço do produto. Isso representa a porção de cada venda que compõe a margem de contribuição — em outras palavras, a porção que é usada para custos fixos e lucro.

  • Em nosso exemplo, a margem de contribuição de cada bola era R$1,00  e seu preço era R$3,00. Neste caso, a razão da margem de contribuição era 1/3 = “’0,33%’”. 33% de cada venda vai para pagar custos fixos e gerar lucro.

Note que você também pode encontrar a razão da margem de contribuição de mais de um produto dividindo o total da margem de contribuição dos produtos pelo preço total dos produtos.

Além do custo do produto, a única outra variável que nós precisamos encontrar para determinar a sua margem de contribuição é o total do custo variável. Os custos variáveis associados ao produto são aqueles que mudam de acordo com a quantidade de produtos fabricados, como salários, materiais,  energia, água, e assim por diante.

 

  • Neste instante, em nosso exemplo da fábrica de bolas de baseball, vamos assumir que o custo total  da borracha e couro, utilizados para fazer as bolas, no último mês, foi de R$1.500,00. Além disso, nós pagamos aos funcionários R$2.400,00 e as nossas contas de utilidades somaram R$100,00 . Se a companhia produziu 2.000 bolas naquele mês, então o custo variável de cada bola de baseball é (4000/2000) = “R$ 2,00 ”.

Note que, em contraste ao custo variável, os custos fixos são aqueles que não mudam com a alteração do volume de produção. Por exemplo, o aluguel que sua companhia paga pelo espaço que utiliza, será o mesmo, não dependendo da quantidade de bolas produzidas. Aluguel, portanto, representa um custo fixo. Outros custos fixos comuns são construções, maquinário, pedido de patente, etc.

 

Quando você sabe o custo variável e o preço do produto, você está pronto para encontrar a margem de contribuição simplesmente subtraindo os custos variáveis do preço. Sua resposta representa a quantidade de dinheiro da venda de um único produto que a empresa é capaz de usar para pagar os custos fixos e gerar lucro.

  • Em nosso exemplo, é fácil encontrar a margem de contribuição de cada bola. Simplesmente subtraia o custo variável por bola (R$ 2,00) do preço por bola (R$3,00) para obter (3-2) = “R$1,00”.

Note que na vida real, a margem de contribuição pode ser encontrada na demonstração de resultado da empresa, um documento que as companhias publicam para investidores e potenciais investidores.

 

Em cenários de negócios simplificados, se você sabe a margem de contribuição dos produtos de uma empresa e os custos fixos da empresa, você pode rapidamente calcular se a empresa é rentável ou não.

Supondo que uma empresa esteja vendendo um produto aleatóriamente. O necessário para gerar lucro, seria vender produtos suficientes para pagar seus custos fixos. Se são vendidos produtos suficientes para cobrir os custos fixos, a empresa começa a gerar lucro.

 

Neste instante, vamos dizer que nossa companhia de bolas de baseball tem custos fixos de R$2.000,00 (mais do que os R$1.500,00) dados anteriormente. Se nós ainda vendermos o mesmo número de bolas, teríamos o  total de R$1,00 × 1.500 = R$1.500,00. Isso não é o bastante para cobrir os R$2.000,00 de custos fixos, então nessa situação estaremos “perdendo dinheiro”.

 

Use a margem de contribuição (e o percentual) para analisar um plano de negócios.

 

A margem de contribuição também pode ser usada para tomada de decisão sobre como o negócio é gerido. Isso é particularmente verdade se o negócio não estiver gerando lucro. Neste caso, você pode usar sua margem de contribuição para ajudar a direcionar novos objetivos de venda ou alternativamente encontrar um jeito de reduzir seus custos fixos ou variáveis.

  • Digamos que recebemos a tarefa de organizar o déficit orçamentário do exemplo acima. Neste caso, temos diversas opções.

  • Já que a margem de contribuição é R$1,00 por bola, podemos tentar vender 500 bolas a mais. Entretanto, também podemos um local com aluguel mais barato, diminuindo nossos custos fixos. Podemos ainda, usar materiais de custo mais acessível diminuindo assim, nossos custos variáveis.

  • Neste instante, poderíamos diminuir R$0,50 da produção de cada bola, assim faríamos R$1,50 por bola, ao invés de R$1,00, então, se vendêssemos as mesmas 1.500 bolas, faríamos “ R$ 2.250,00 ”, gerando lucro.

 

Use a margem de contribuição para priorizar produtos.

 

Se sua companhia produz mais de um produto, a margem de contribuição, poderá ajudá-lo a decidir a quantidade de produção de cada um . Isso é especialmente importante, se os produtos utilizam os mesmos materiais ou processos para serem produzidos. Nessas situações, você deve necessariamente escolher um produto acima do outro, então você deve escolher um com a maior margem de contribuição possível.

Agora, vamos dizer que nossa fábrica faça bolas de futebol além das de baseball. As bolas de futebol são mais caras. Sua produção gira em torno de R$ 4,00 por bola, mas são vendidas por R$ 8,00 cada uma, dando uma margem de contribuição maior, de 8-4 = R$ 4,00. Se as bolas de futebol e as de baseball são feitas com o mesmo tipo de couro, nós definitivamente vamos querer priorizar a produção das bolas de futebol — nós temos uma margem de contribuição quatro vezes maior do que as de baseball de R$1,00.

 

Conhecer a Margem de Contribuição que as vendas proporcionam é fundamental para o planejamento de qualquer empresa e é essencial para poder tomar decisões. Principalmente se considerarmos que a Margem de Contribuição pode ser fixada como meta, no momento da definição do preço de venda dos produtos e serviços. Se ela não é conhecida, a empresa pode estar vendendo muito e mesmo assim, ter prejuízo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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