top of page

Como fazer projeções de fluxo de caixa para negócios sazonais?

Os negócios sazonais afetam diretamento o seu fluxo de caixa. Para fins de discussão, vamos considerar um negócio sazonal, uma empresa que está sujeita a picos definidos e declínios na receita com base em determinadas épocas do ano, ou um negócio que funciona apenas durante uma temporada previsível e específica.

Por exemplo, muitas empresas de varejo dependem do aumento acentuado nas vendas que começa tradicionalmente na temporada de Natal e Reveillon. Antes deste período, as empresas de varejo fazem compras maiores, armazenam alto volume de estoque e aumentam o quadro de funcionários para trabalhos extras. Outros exemplos de negócios sazonais incluem as empresas dependentes do turismo localizados e outros. Para que o negócio seja bem sucedido, deve-se planejar estas flutuações em receitas previsíveis e acompanhar a sua posição de fluxo de caixa com cuidado.

A projeção de fluxo de caixa deve ser feito com a base anual, geralmente dentro periodo contábil, esse processo auxilia os empresários sazonais a evitar o estresse de "adivinhar" o quanto dinheiro irão precisar. Os empresários devem levantar informações mais detalhadas possível, para auxiliar na formação de sua projeção de fluxo de caixa e usá-lo para planejar de forma inteligente, reservando dinheiro para ser usado em sustentar o negócio durante a baixa temporada.

Você pode se perguntar: "Por onde eu começo?" Começar é geralmente a parte mais difícil da criação de seu primeiro projeção de fluxo de caixa sazonal. Uma dica muito importante é, quebrar o processo em partes menores e mais gerenciáveis, você vai perceber que ficará mais facil. A desinformação fornecida por uma projeção de fluxo de caixa imprecisa montado às pressas pode trazer mais dano do que a não ter nenhuma projeção de fluxo de caixa.

Depois de ter o seu modelo de projeção de fluxo de caixa configurado, você precisa analisar dois (ou mais) anos anteriores e rever a sua receita real.

Quais meses você teve a maior receita para o seu negócio?

Existe uma flutuação do período e epoca de sazonalidade? Ou o início é basicamente o mesmo a cada ano?

Se este é um novo negócio, você vai precisar de projeções de receitas a partir do seu plano de negócios ou do seu processo orçamentário.

Inicie com as vendas mensais estimados que você projeta para os meses mais movimentados em sua projeção de fluxo de caixa. Então dê uma olhada nos outros meses que cercam. Se você manter seu negócio aberto todo o ano, você deve ser capaz de usar seus dados históricos para projetar as vendas durante todos os meses do ano.

Agora, temos de considerar a parte de despesa de sua projeção de fluxo de caixa. Os seus custos fixos são coisas como aluguel, serviços públicos, seguros, etc. Estes são itens que custarão a mesma quantidade, previsível cada vez que eles ocorrem. Depois de ter identificado os seus custos fixos, você pode rever os seus custos variáveis.

Os custos variáveis ​​irá incluir estoque, suprimentos, impostos e etc.

Criar produtos ou serviços que reduzam a sazonalidade. A sazonalidade pode ser anual ou mesmo semanal, para resolver isso agregue valor e produtos ao seu portfólio. Resolver isso é fundamental para manter um fluxo de caixa mais regular.

Antecipação de receitas

Uma das formas de modificar o fluxo de caixa irregular é antecipar receitas futuras. Assim, uma empresa de serviços, por exemplo, deve tentar antecipar receitas, seja pela venda de recebíveis, desconto por pagamentos antecipados ou mesmo pedir um depósito inicial antes de prestar o serviço. Por isso é comum muitos profissionais liberais exigirem uma entrada para que executem o serviço.

É importante para os empresários sazonais reduzir os gastos durante a baixa temporada

Quando não há nenhuma receita, o empresario deve cortar despesas ao mínimo. Por exemplo, uma maneira de fazer isso é negociar com o proprietário do prédio e pedir uma renda mais elevada durante a alta temporada, e uma renda muito baixa durante o período de baixa.

Financiamentos

Muitos empresários têm uma linha de crédito estabelecida para a baixa temporada. Eles fazem financiamentos no período de baixa temporada, e, em seguida, durante a alta temporada, eles pagam essa linha de crédito. Se o financiamento não podem ser pago durante a alta temporada, é uma indicação de que o "fluxo de caixa do negócio não é suficiente para sustentar o negócio".

O objetivo deve ser, usar menos crédito a cada ano até que não seja mais necessário.

Se eu pudesse dar apenas um conselho para os empresários que possuem negócios sazonais seria, tenham um orçamento muito bem detalhado.

Sem ele, você não vai entender o quão profundo ou não, é o seu problema de fluxo de caixa. E como dissemos anteriormente fluxo de caixa errado pode trazer sérios problemas a uma empresa.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page