top of page

Governança Corporativa e a necessidade de Auditoria em Pagamentos Digitais.

Ter um "Raio X" Negócio

As atribuições dos gestores financeiros são muitas e sobra pouco tempo para que se dediquem a estudar os números da empresa, criar cenários e antecipar os desafios , o que acaba retardando o processo evolutivo do negócio.

Adotar a gestão por indicadores desfaz esse nó, porque permite que os gestores, assim como todos os funcionários, tenham o acesso facilitado aos sinais vitais de seus departamentos.

Visualizar um Dashboard com indicadores financeiro é como ter um “raio x” da empresa, e isso faz toda a diferença para entender como a empresa está.

Atuar na causa do Problema

É muito importante conseguir agir rapidamente para a correção de um problema, mas é mandatório entender suas causas para que a falha não volte a acontecer. A gestão por indicadores, quando suportada pela tecnologia adequada, possibilita cruzar informações das mais diversas fontes (sejam informações do PDV da empresa, do ERP, dos Bancos ou mesmo de uma planilha) para que se chegue à causa do problema e à sua solução definitiva.

Trabalhar com Informações Precisas

Você sabe qual foi o lucro real de sua empresa? Sabe dizer quais vendas foram canceladas, estocados em excesso, acima do giro médio? E o número de clientes inativos hoje?

Se essas perguntas deixaram uma grande interrogação na sua cabeça, é porque sua empresa já está maior do que você imagina! Esse é um “problema” bom, não é? No entanto, quanto mais o seu negócio prospera, mais afiada a gestão deve ser, para não perder o ritmo !

Ter informações precisas e confiáveis sobre o negócio, permitirá melhores negociações com seus fornecedores e clientes, garantindo maior rentabilidade, e também reduzindo custos com ações emergenciais, evitando, por exemplo, um “furo” no seu fluxo de caixa, ou um processo fiscal por informações contábeis incoerentes.

Para conseguir resolver todos esses desafios, é necessário conectar diversas fontes de informações, de forma prática, e ter produtividade na geração de indicadores e painéis de controle.

Elevar a maturidade da Gestão

Os níveis de maturidade e responsabilidade aumentam, pois os responsáveis financeiros ou os CFOs, podem tomar ações individuais para um melhor resultado financeiro global, sem a necessidade de analisar as informações de maneira individual. Esse entendimento dos problemas e o comprometimento das ações preventivas, para que os indicadores fiquem dentro (ou acima) da meta, fazem com que a empresa cresça de forma sustentável e segura para todos.

Garantir Transparência nos Resultados

O alinhamento transparente das funções e expectativas torna a busca por resultados mais efetiva e ainda evita mal entendidos entre a diretoria, gerência e os colaboradores.

Os Dashboards dos indicadores podem ser divulgados em TVs dentro dos departamentos, por e-mail ou aplicativos móveis, de acordo com o perfil da empresa.

O importante é garantir que todos responsáveis pelo departamento financeiro, entendam a sua importância e busquem os mesmos objetivos, fortalecendo o negócio.

Para sua empresa crescer de forma sustentável e atingir a excelência financeira e operacional, se atente aos processos internos. Isso é fundamental !

Conformidade com o SPED

Todas essas informações sobre a ótica financeira são de extrema importância para analisar como a empresa está. No entanto pouco se fala do alinhamento de todas essas informações com o SPED. Essas informações precisam ser amarradas a um plano contábil e no SPED - Fiscal EFD, informar as vendas de cartão de crédito (débito/crédito) no REGISTRO 1600 .Este registro destina-se a identificar o valor total das operações de vendas realizadas pelo declarante, cujo recebimento pelo estabelecimento tenha sido por cartão de débito ou de crédito, discriminado por administradora.

Deve ser informado o valor total dos recebimentos em cartões, excluídos os estornos, cancelamentos e outros recebimentos não vinculados à sua atividade operacional.

Este registro deve ser entregue por empresas que aceitam cartões de crédito e/ou débito como forma de pagamento e entregam o SPED Fiscal. A obrigatoriedade deste registro deve ser verificada junto a cada uma das unidades federativas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page