top of page

6 Dicas para gerenciar melhor seu fluxo de caixa.

A administração de uma empresa tem como base a gestão dos recursos financeiros.

Quando os administradores possuem o controle de todas as operações, a administração do capital investido torna-se mais fácil. Como os sócios procuram aumentar sua riqueza, o lucro é o objetivo final da operação.

O administrador financeiro necessita ter o conhecimento de todas as áreas da empresa, bem como de previsões de pagamentos e recebimentos identificados a tempo de buscar recursos de terceiros, quando necessário.

Aqui estão seis dicas para gerenciar melhor o fluxo de caixa.

1. Não confunda lucros com faturamento.

Se a reserva de lucros esta no papel, certifique-se de ter o dinheiro no banco. Isto pode parecer óbvio, vários empresários não fazem distinção. Por exemplo, sua empresa pode obter um grande pedido e você terá que investir seu dinheiro na produção. Se o cliente lhe paga de 90 a 120 dias mais tarde, o seu fluxo de caixa pode tornar-se negativo.

De acordo com estudos, muitas empresas não conseguem crescer , não porque elas não sejam rentáveis, mas porque não possuem fluxo de caixa apropriado.

Os motivos são os mais variados, de ciclos longos de pagamento, à falta de capital de investimento.

Entender os pontos que impactam no fluxo de caixa pode ajudá-lo a obter uma visão importante sobre as métricas financeiras.

2. Condições de pagamento.

Muitos proprietários de pequenas empresas estão à mercê de grandes clientes, que podem levar 60 ou 90 dias (ou mais!) para pagá-los. "Entregam aos clientes dinheiro grátis por 60 dias, nenhum banco faria isso”, comenta Mario Flavio – CEO da AudtaxCard® - Auditoria de Cartões.

Isso impacta diretamente no fluxo de caixa, as empresas tem que aplicar políticas claras de pagamento. Conheça as médias de pagamento da sua indústria e mercado. Se outras empresas em seu campo têm condições de pagamento de 15 dias, você deve ter também. Caso o cliente atrase o pagamento, recomendamos a adição de uma taxa de juros por atraso no pagamento. Para as empresas orientadas a serviços, sugerimos uma entrada, para cobrir os custos e a cobrança do saldo final, no momento da entrega.

Certifique-se de que você esteja trabalhando com uma margem de lucro saudável, incluindo o tempo gasto em viagem e planejamento por exemplo.

3. Planejamento para o Futuro.

Não espere até que seja tarde demais. Certifique-se de que você tem dinheiro suficiente para gerir o seu negócio e cobrir despesas futuras. Em conversas com gerentes de bancos, quando uma pequena empresa se aproxima de um banco para um empréstimo, em 90% dos casos , elas já estão em apuros. O tempo para ir ao banco, é quando as coisas estão indo bem e você prevê a necessidade de dinheiro no futuro. Construir relacionamentos com os bancos leva tempo, quer se trate de um empréstimo bancário ou um investimento, por isso os empresários devem ter um bom “networking" com seus principais parceiros financeiros.

4. Compreender as suas opções de financiamento.

Há muitos tipos de financiamento, cada um com seus custos e benefícios. Assim, os empresários devem avaliar que tipo de capital é bom para eles e as garantias solicitadas.

Empréstimos amarrados com base em previsão de recebíveis, podem levar um pedaço grande de seu “contas a receber” , mas em alguns casos pode valer a pena para empresários que precisem de dinheiro rapidamente.

Aporte de Capital, ou venda de ações de sua empresa, pode ser uma grande fonte de capital a longo prazo. Isso inclui desde investimentos de amigos e familiares, crowdfunding, investidores anjo, programas aceleradores e capital de risco.

5. Use seu fluxo de caixa para ajudar a atrair investidores.

Reiterando a importância de gerir o seu fluxo de caixa, uma história de fluxo de caixa positivo pode ajudar na obtenção recursos externo.

Em geral, aconselhamos as empresas a fazer o máximo que podem para financiar organicamente o seu crescimento e gerar fluxo de caixa antes de buscar capital externo.

6. Previsão.

Você tem custos fixos, como aluguel e folha de pagamento administrativo, que você pode prever com precisão para os próximos três meses?

Você tem diretrizes e procedimentos internos que determinam quando você paga seus vendedores e fornecedores?

Você tem uma boa idéia de como será o seu volume de vendas durante o próximo trimestre?

Com estas e outras perguntas, podemos encontrar uma base de pressupostos validados, testados pelo tempo que podemos usar para projetar com precisão os próximos 90 dias de fluxo de caixa para o seu negócio. Essas informações são normalmente organizados em uma base de semana a semana e é responsável por todas as entradas e saídas do caixa de sua empresa.

Você nunca deve tomar uma decisão sem atenção sobre o fluxo de caixa de sua empresa. Não seja vítima da crença comum de que você pode conduzir o seu negócio sem números reais. Use as melhores práticas de previsão de fluxo de caixa de curto prazo para ver claramente, se você estará no caminho para a compreensão e finalmente, melhorar o fluxo de caixa de curto prazo, e o ciclo de capital de giro, do seu negócio. A previsão correta do fluxo de caixa irá produzir os melhores resultados para sua empresa.

Mas qual é o caminho certo?

O AudtaxCard® - Auditoria de Cartões, auxilia na previsão exata de seus recebíveis de cartões, gerando informações estratégicas para seu negócio, conheça melhor nossa plataforma. Clique aqui.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page