© 2019 AUDTAX | AUDITORIA E COMPLIANCE. ORGULHOSAMENTE BRASILEIRO.

comercial@audtax.com.br |    Av. Paulista, 1765, 7°A - Conj. 72 C - São Paulo, SP

                                      Av. Barão Rio Branco, 26 - Rio de Janeiro, RJ

                                   Rua Evangelista de Lima, 931 - Franca, SP 

                                   5301 Conroy Road, Suite 140 - Orlando, FL

  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Forecast e Budget qual a importância destes termos?

April 26, 2016

 

 

 

Budget (pronuncia-se bâdget) é um termo da língua inglesa que significa orçamento. É frequentemente utilizado no meio empresarial para designar o orçamento periódico (normalmente anual) feito por uma empresa, onde são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas.

 

O Budget é normalmente o plano base para início da atividade produtiva. Através desse plano estratégico, são traçados os objetivos de venda e produção e se consegue fazer uma previsão das condições financeiras durante o período determinado, bem como um planejamento futuro.

 

É o orçamento empresarial, com ele deve ser realizado as previsões de vendas, custos e despesas.

Para elaborá-lo deve ser observado dados históricos se existirem, bem como fazer projeções do que se deseja em termos de expectativa de vendas, por consequência esta expectativa de atingir a meta de vendas repercutirá em custos e despesas, no que tange a custos, em especial a mercadoria (em se tratando da atividade de indústria e comércio), pois ela é a parte mais representativa dos gastos da empresa.

Deverá ser realizada a revisão do BUDGET, através da análise, controle e ajuste.

Esta revisão será realizada ao final de cada mês, no sentido de comparar o orçamento (orçado x realizado), então proceder-se-á os ajustes necessários.

 

 

 

Forecast é a análise real do que foi previsto no budget. É uma comparação periódica (normalmente com periodicidade inferior à do budget) entre os dados estimados e os dados reais. Caso haja uma discrepância acentuada nessa comparação, a empresa pode definir novas estratégias.

 

É a previsão de demanda futura, ou seja, quanto e quando a empresa deverá produzir/comprar para atender os pedidos/expectativa de vendas.

Para isto a pessoa responsável pelo planejamento de demanda deve conhecer bem o negócio da empresa, ou seja, seus fornecedores, seus clientes, estar atento a questões políticas que possam afetar o seu negócio, como por exemplo alterações tributárias a seu favor ou desfavor, como corte de incentivos existentes ou implantação de incentivos fiscais, entre outras questões como por exemplo se o nosso produto, a principal matéria-prima for o aço, petróleo, carne, vidro, plástico, denim (jeans), dinheiro (este ultimo para financeiras, empresas de factoring, bancos) bem como derivados destes itens, se a origem, de onde compramos se por acaso se existe alguma restrição mercadológica, por questões de desentendimentos econômicos entre países, questões de saúde pública, quebra de empresas (a exemplo de bancos) que podem mexer com a cadeia econômica, como taxa de juros) entre outro fatores.

 

Quais os motivos para  formar o seu Budget e Forecast?

 

Em uma pesquisa realizada, 64% das empresas entrevistadas responderam que o principal motivo de investir tempo e energia na criação e gestão do Budget para empresa é garantir o Planejamento Estratégico Financeiro.

Já as outras 52% das companhias citaram motivos como Medir a Performance da organização, assegurar o Controle Financeiro, fornecer apoio na Tomada de Decisões e ainda auxiliar na Estratégia de Precificação.

 

Conclusão

 

Diante da eficácia do Orçamento Empresarial e de seus sub-orçamentos no processo de gestão empresarial, a aplicabilidade desta ferramenta e os resultados propostos, a análise do uso do método de orçamento Budget e Forecast em uma empresa de grande porte, tendo como estudo de caso uma multinacional do ramo automobilístico, ficou demonstrado que a aplicação é viável e de extrema importância para um controle aprimorado e organizado da empresa.

A partir das análises feitas, conclui-se que o método de orçamento empresarial Budget e Forecast, é semelhante as metodologias de orçamento estático e orçamento flexível, comprovando a teoria exposta pelos autores de que se trata de uma derivação desses conceitos e que é necessário a elaboração de um planejamento estratégico para a aplicação da ferramenta dentro de uma organização, sendo bastante eficaz desde que aplicado em empresas que disponibilizam pessoas capacitadas e especializadas na função de gestores do orçamento por se tratar de um instrumento de auxílio da gestão empresarial que demanda tempo e conhecimentos específicos para ser administrado. Empresas que possuem alto volume de movimentações financeiras, sejam elas despesas ou receitas e influenciadas por ocorrências constantes nos cenários internos e externos relacionados diretamente a organização são as mais recomendadas para a utilização do método.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

BC limita tarifa de uso do cartão de débito para reduzir custos no comércio

September 27, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo