top of page

Qual a diferença entre Lucro e Rentabilidade?

Rentabilidade e Lucratividade possuem conceitos distintos que precisam estar bem definidos para que o administrador entenda com clareza o que se passa com o seu negócio. Apesar de serem dois indicadores simples, conhecer a Lucratividade e Rentabilidade do negócio é indispensável para qualquer empresa, independente do tamanho ou ramo de atuação.

Porém, é comum encontrar empresários falando sobre a rentabilidade do seu negócio, quando na verdade estão se referindo a lucratividade (e vice-versa). É preciso atenção, pois são dois conceitos completamentes distintos.

Uma empresa pode ser lucrativa e ainda assim não ser rentável, isso demonstra a importância de perceber as diferenças.

Um preço bem definido pode fazer do produto um item competitivo, o que gera consequências para a lucratividade. Já para identificar se um produto é mais rentável que outro será necessário conhecer o conceito de rentabilidade

Lucratividade

Para entendermos o que é lucratividade, primeiro precisamos entender o que é Lucro, que de forma simples é dado pela receita de vendas menos as deduções (impostos, devoluções e abatimentos), despesas e custos, sem esquecer-se dos tributos federais (IRPJ e CSLL).

Já a Lucratividade é dada em percentual e indica o ganho obtido sobre as vendas realizadas. Para calculá-la, basta dividir o lucro pelo total das vendas e multiplicar por 100:

LUCRATIVIDADE = LUCRO LÍQUIDO / RECEITA BRUTA x 100

Em resumo, a lucratividade nos responde se o negócio está justificando ou não a operação, ou seja, se as vendas são suficientes para pagar os custos e despesas e ainda gerar lucro.

Como a lucratividade é dada em percentual, torna-se bastante útil para a comparação de empresas, mesmo de tamanhos ou setores distintos.

Rentabilidade

Vender muito nem sempre é sinônimo de rentabilidade, podendo até camuflar alguma situação problemática. Se um produto está sendo vendido por um preço e depois é aplicado um desconto a esse preço isso gera um percentual de aumento nas vendas que pode não ser significativo para o faturamento total das vendas.

Vender muito por um preço menor pode até reduzir a receita, em vez do efeito contrário. É preciso ter cautela ao definir estratégias de preço ou promocionais para evitar situações que definitivamente não sejam interessantes para o negócio.

Calcular a Rentabilidade, que indica o percentual de retorno do investimento realizado na empresa.

Seu cálculo também é muito simples, bastando, dividir o lucro líquido pelo capital investido e multiplicar por 100:

RENTABILIDADE = LUCRO LÍQUIDO / INVESTIMENTO TOTAL x 100

Enquanto a lucratividade demonstra os ganhos imediatos do negócio em um período específico (um mês, um semestre, um ano, etc.), a rentabilidade nos dá qual é o retorno sobre o investimento que foi feito na empresa em longo prazo.

É importante o calculo da lucratividade para saber se vale a pena realizar o investimento no negócio. Em alguns casos de negócios de curto ciclo de vida (negócios que dependam de moda, eventos passageiros etc.), a lucratividade precisa ser bem acima da média para que haja tempo hábil para recuperação do investimento enquanto a empresa existir.

Resultados Financeiros

Tanto a rentabilidade quanto a lucratividade estão ligadas aos resultados financeiros do negócio. Um produto que fica por muito tempo parado no estoque tem a sua rentabilidade comprometida. Já a receita obtida com as vendas vai dizer algo a respeito da lucratividade.

Saber responder se um investimento trouxe ou não um retorno satisfatório é uma visão mais abrangente, envolve uma percepção quanto à rentabilidade de um negócio ou de uma linha de produtos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page