© 2020 AUDTAX | AUDITORIA E COMPLIANCE. ORGULHOSAMENTE BRASILEIRO.

comercial@audtax.com.br |    Av. Paulista, 1765, 7°A - Conj. 72 C - São Paulo, SP

                                      Av. Barão Rio Branco, 26 - Rio de Janeiro, RJ

                                   Rua Evangelista de Lima, 931 - Franca, SP 

                                   5301 Conroy Road, Suite 140 - Orlando, FL

  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Qual a diferença entre Lucro e Rentabilidade?

June 15, 2016

Rentabilidade e Lucratividade possuem conceitos distintos que precisam estar bem definidos para que o administrador entenda com clareza o que se passa com o seu negócio. Apesar de serem dois indicadores simples, conhecer a Lucratividade e Rentabilidade do negócio é indispensável para qualquer empresa, independente do tamanho ou ramo de atuação.

 

Porém, é comum encontrar empresários falando sobre a rentabilidade do seu negócio, quando na verdade estão se referindo a lucratividade (e vice-versa). É preciso atenção, pois são dois conceitos completamentes distintos. 

 

Uma empresa pode ser lucrativa e ainda assim não ser rentável, isso demonstra a importância de perceber as diferenças.

 

Um preço bem definido pode fazer do produto um item competitivo, o que gera consequências para a lucratividade. Já para identificar se um produto é mais rentável que outro será necessário conhecer o conceito de rentabilidade

 

Lucratividade

 

Para entendermos o que é lucratividade, primeiro precisamos entender o que é Lucro, que de forma simples é dado pela receita de vendas menos as deduções (impostos, devoluções e abatimentos), despesas e custos, sem esquecer-se dos tributos federais (IRPJ e CSLL).

 

Já a Lucratividade é dada em percentual e indica o ganho obtido sobre as vendas realizadas. Para calculá-la, basta dividir o lucro pelo total das vendas e multiplicar por 100:

 

LUCRATIVIDADE = LUCRO LÍQUIDO / RECEITA BRUTA x 100

 

Em resumo, a lucratividade nos responde se o negócio está justificando ou não a operação, ou seja, se as vendas são suficientes para pagar os custos e despesas e ainda gerar lucro.

 

Como a lucratividade é dada em percentual, torna-se bastante útil para a comparação de empresas, mesmo de tamanhos ou setores distintos.

 

 

Rentabilidade

 

Vender muito nem sempre é sinônimo de rentabilidade, podendo até camuflar alguma situação problemática. Se um produto está sendo vendido por um preço e depois é aplicado um desconto a esse preço isso gera um percentual de aumento nas vendas que pode não ser significativo para o faturamento total das vendas.

Vender muito por um preço menor pode até reduzir a receita, em vez do efeito contrário. É preciso ter cautela ao definir estratégias de preço ou promocionais para evitar situações que definitivamente não sejam interessantes para o negócio.

 

Calcular a Rentabilidade, que indica o percentual de retorno do investimento realizado na empresa.

Seu cálculo também é muito simples, bastando, dividir o lucro líquido pelo capital investido e multiplicar por 100:

 

RENTABILIDADE = LUCRO LÍQUIDO / INVESTIMENTO TOTAL x 100

 

Enquanto a lucratividade demonstra os ganhos imediatos do negócio em um período específico (um mês, um semestre, um ano, etc.), a rentabilidade nos dá qual é o retorno sobre o investimento que foi feito na empresa em longo prazo.

 

É importante o calculo da lucratividade para saber se vale a pena realizar o investimento no negócio. Em alguns casos de negócios de curto ciclo de vida (negócios que dependam de moda, eventos passageiros etc.), a lucratividade precisa ser bem acima da média para que haja tempo hábil para recuperação do investimento enquanto a empresa existir.

 

 

Resultados Financeiros

 

Tanto a rentabilidade quanto a lucratividade estão ligadas aos resultados financeiros do negócio. Um produto que fica por muito tempo parado no estoque tem a sua rentabilidade comprometida. Já a receita obtida com as vendas vai dizer algo a respeito da lucratividade.

Saber responder se um investimento trouxe ou não um retorno satisfatório é uma visão mais abrangente, envolve uma percepção quanto à rentabilidade de um negócio ou de uma linha de produtos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

BC limita tarifa de uso do cartão de débito para reduzir custos no comércio

September 27, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo