O que sua empresa ganha com o Compliance Fiscal?

August 21, 2017

 

Você já ouviu falar em Compliance Fiscal? Sabe o que é? Seguir de acordo com a lei e com o Fisco é uma das obrigações essenciais do cotidiano das empresas. O termo em inglês Compliance tem sua tradução “ao pé da letra” como “conformidade”, ou seja, Compliance Fiscal nada mais é que as normas e obrigações fiscais que devem ser seguidas por uma empresa.

 

Já foi mencionado neste mesmo site e é de conhecimento de todos, o complexo sistema tributário que o Brasil possui. Sendo assim, a importância de adotar práticas e sistemas para estar em conformidade e em dia com o pagamento dos tributos tem um peso muito grande na administração das organizações. O Compliance Fiscal atua nessa questão e auxilia no processo tributário de forma eficaz para evitar irregularidades, e por consequência, advertências e multas por parte do Fisco.

 
Compliance Fiscal para evitar multas

 

De acordo com dados da Receita Federal, no primeiro semestre deste ano o país arrecadou 75 bilhões de reais provenientes de tributos relacionados às empresas. Os números também são altos em relação às multas geradas. Foram 185 milhões de reais em penalidades aplicadas a pessoas jurídicas decorrentes de irregularidades ou não pagamentos de tributos. O valor é 116,9% maior que no mesmo período do ano passado, em que as multas chegaram a 85,5 milhões de reais.

O aumento significativo de arrecadação em multas pela RF pode estar relacionado à Medida Provisória 765, que criou o Bônus de eficiência aos auditores fiscais, que recebem de acordo com as multas aplicadas aos contribuintes.

Os auditores estão trabalhando mais e estão mais qualificados para detectar fraudes e irregularidades, além da retomada da atividade econômica no país nesse segundo semestre. Esses são alguns dos motivos, segundo a Receita, que podem explicar o aumento de arrecadação por multas.

A Receita está fechando o cerco contra irregularidades e fraudes. O Compliance Fiscal atua de forma preventiva auxiliando as empresas a adotarem as melhores e mais corretas formas de cumprimento das obrigações tributárias.

 
O pior risco é aquele que não se conhece!

 

Conhecer os tributos que incidem sobre seu negócio é a forma mais segura de garantir que eles sejam pagos corretamente, evitando gastos desnecessários com multas. Emitir notas fiscais com erros, calcular de forma incorreta as alíquotas de ICMS e errar o Código Fiscal de Operações e Prestações – CFOP são situações que podem ocorrer e estão sujeitas à penalidades.

 

O Programa de Compliance Fiscal abrange serviços e multitarefas que tem a função de não só minimizar riscos fiscais, mas também auxiliar na prevenção de processos administrativos e embates judiciais.

 

Além dos benefícios de pagar os tributos corretamente, a transparência e confiança geradas por empresas adeptas aos programas de Compliance são pontos extremamente positivos para a imagem da empresa perante investidores, clientes e contratantes.

 
O trabalho de Compliance Fiscal

 

Os profissionais de Compliance atuam nas áreas de contabilidade fiscal e gerencial, gestão de risco, prevenção à fraude, entre outras atribuições. Os Programas de Compliance Fiscal estão atrelados aos trabalhos de Consultoria Tributária e Auditoria Independente, já que por meio delas são realizadas análises das demonstrações financeiras e operações fiscais, controles contábeis internos e adequações às normas vigentes.

Devido à complexidade de sua implantação, é fundamental que os profissionais que implantarão os Programas de Compliance Fiscal estejam preparados e sejam aptos para tais funções. 

 

Fonte: Mercado Contábil.

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

BC limita tarifa de uso do cartão de débito para reduzir custos no comércio

September 27, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo