top of page

Melhore o fluxo de caixa da sua empresa com a antecipação de recebíveis


É possível expandir seus negócios e se fortalecer mesmo precisando realizar ajustes financeiros momentâneos na sua organização. O gestor chega a esse ponto a partir de erros no planejamento financeiro empresarial, baixa das vendas, por conta de crises e até sazonalidade, e para evitar que a empresa fique estagnada, empreendedores costumam se valer de empréstimos quando falta dinheiro para cobrir as contas no final do mês. A boa notícia é que para isso, uma das opções mais sensata a se fazer é a antecipação de recebíveis.

Entenda o que é antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis faz o dinheiro que você receberia no futuro se tornar caixa presente, é o adiantamento de compra e recebimento antecipado de vendas parceladas no cartão de crédito ou no carnê e até cheques pré-datados e clientes em caixa (recursos líquidos imediatos). Essa condição ajuda na obtenção de crédito de forma rápida e simplificada, com deposito na conta corrente da empresa automaticamente ou a pedido de seu titular.


Em suma, antecipação de recebíveis corresponde a uma operação em que a empresa adianta o recebimento de valores junto a uma instituição que oferta esse tipo de procedimento. A título de comparação, ela lembra a antecipação do Imposto de Renda (IR) ou do décimo terceiro salário, que as pessoas físicas solicitam junto a bancos, embora aqui sejam pessoas jurídicas as envolvidas.


Geralmente as taxas cobradas por empréstimos são maiores que as taxas cobradas pela antecipação de recebíveis. No entanto, é necessário que se tenha cuidados na escolha de empresas sérias (bancos e credenciadoras de cartão de crédito) e que ofereçam soluções adequadas ao seu negócio com taxas mais baixas e melhor facilidade de crédito.


Vale lembrar que, a instituição financeira analisa a sua empresa e o cliente, e aprovado o pedido de antecipação você pega o dinheiro adiantando e o banco é quem receberá do seu cliente no futuro. E não se esqueça que da quantia recebida serão descontadas taxas de juros e IOF, que é o imposto sobre operações financeiras. É muito importante que você solicite adiantamento de recebíveis de clientes que tenham um bom histórico de pagamentos e boa reputação porque no futuro se ele não pagar a instituição financeira, o débito recai sobre você.


Existe ainda, a opção de trabalhar com uma factoring séria e que ofereça taxas mínimas. Outro grande benefício de antecipar recebíveis com uma factoring, é que os clientes que tem contas a pagar passarão a deve-las à mesma, que ficará responsável pelas medidas cabíveis caso ocorra inadimplência.


A antecipação de recebíveis é importante para que você mantenha em dia os pagamentos para fornecedores, funcionários e Fisco e não acumule débitos com multas e juros, mas ressaltamos que se essa medida tornar-se contínua vai impactar de forma negativa no resultado financeiro da sua empresa. É muito importante que se estabeleça um valor determinado que resolva as emergências atuais, sem deixar o negócio no vermelho nos próximos meses.


Por fim, lembre-se que é fundamental, que os títulos baixados na operação de crédito também sejam baixados no seu planejamento econômico. Esse alinhamento assegura melhor organização da gestão financeira, aumenta a segurança e reduz os riscos de comprometimento dos recursos que a empresa já recebeu e que, portanto, já estão incluídos no caixa.


Com as contas pagas e o fluxo de caixa respirando tranquilo, você fica livre para conseguir suprir as demandas de crescimento da empresa, as oportunidades sazonais de aumento das vendas e até o surgimento imediato de novos clientes e novas estratégias.


Por tudo isso, a antecipação de recebíveis é uma alternativa que pode ajudar qualquer empresa a alavancar seus negócios sem gerar prejuízos, e o StartPDV é a ferramenta certa para que você tenha uma visão clara e totalmente organizada, que mostra o quanto a empresa tem para receber, pagar e como andam suas movimentações.


www.startpdv.com.br




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page