Veterinários - Como Reduzir em até 60% seus Impostos

Ter uma excelente gestão da clínica veterinária não é algo simples, e existem alguns erros que precisam ser evitados para não prejudicar seu negócio. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar o melhor caminho para o sucesso. Continue a leitura e descubra!

Alcançar uma ótima gestão da clínica veterinária é um grande desafio para a maioria dos profissionais da área veterinária. Afinal, a vocação dos médicos veterinários é cuidar de animais, e os cursos de medicina veterinária, raramente abordam conhecimentos técnicos como administração e empreendedorismo, matérias essenciais para aqueles que desejam administrar a sua própria clínica veterinária. Para os médicos veterinários que desejam ter um clínica veterinária de sucesso, se reconhecer como um veterinário empreendedor é o primeiro passo para evitar os erros mais comuns de gestão de clínica veterinárias. Pensando em facilitar esse processo, separamos os erros mais cometidos por médicos veterinários durante a gestão dos seus negócios. Continue a leitura e confira quais são eles!


1. Não ter um planejamento estratégico

Quais são as metas e objetivos da clínica veterinária? Como você enxerga seu negócio daqui alguns anos? Independente do segmento, todo negócio precisa ter metas e objetivos bem definidos, inclusive as clínicas veterinárias. Os objetivos incluem aquilo que você deseja alcançar, como ser a principal referência de clínicas veterinárias em sua cidade ou região. Para alcançar esse objetivo, metas precisam ser estabelecidas, como fidelizar mais de 50% dos seus clientes.


2. Misturar contas pessoais e jurídicas

Um erro muito comum e fatal cometido durante a gestão da clínica veterinária, até mesmo pelos gestores mais experientes, é misturar as contas pessoais com as contas da clínica veterinária. Esse tipo de ação afeta diretamente a gestão financeira da clínica veterinária, pois fica mais difícil ter uma visão clara sobre o fluxo de caixa, assim como quais despesas e receitas o negócio está realmente tendo.

3. Não realizar um planejamento financeiro​

As finanças de uma clínica veterinária são tão importantes quanto a qualidade dos profissionais que lá trabalham. Isso porque é a gestão financeira que norteia o sucesso de qualquer negócio. Quando ela não é bem realizada, todos os demais setores são prejudicados, tendo em vista que não haverá recursos suficientes para arcar com os compromissos com fornecedores, funcionários e demais contas básicas, como internet, água, luz, telefone, entre outros.


Como está o planejamento tributário da sua clínica veterinária?


Na rotina de qualquer empresa, a atenção ao correto pagamento de tributações deve ser parte da lista de prioridades do empreendedor veterinário. Afinal, tanto a saúde do negócio quanto a sua credibilidade perante os órgãos fiscalizadores estão diretamente relacionadas às boas práticas exercidas no setor tributário.

Porém, o que poucos empresários se atentam é que tão importante quanto estar em dia com a carga tributária é buscar estudos e atualizações que permitam cumprir as obrigações legais sem prejuízos para o negócio. Com um aprofundamento da legislação e um bom conhecimento técnico, é possível encontrar oportunidades de gastar menos em impostos, sem deixar de cumprir a lei!


Você sabia que para o setor de veterinária, desde 2018, há uma oportunidade que permite reduzir os impostos em até 60%? Sim! Ela tem relação com uma mudança referente aos enquadramentos tributários aplicáveis a diversos ramos de atividade, incluindo o veterinário.

Entenda em que casos a economia pode acontecer na sua empresa, de maneira totalmente legal!


Ou seja: com um bom Planejamento Tributário e as corretas análises, a estratégia pode valer bastante a pena para o seu negócio!


É válido lembrar que, para que todas as etapas do planejamento e execução sejam feitas com embasamento legal e eficiência, ter o apoio de uma Consultoria Especializada em Medicina Veterinária será determinante nessa e em todas as outras demandas financeiras da sua clínica veterinária.




Posts Em Destaque
Posts Recentes