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Dicas de como montar seu Balance Scorecard.

May 5, 2015

Muitas vezes há uma desconexão completa entre o orçamento e o plano estratégico do negócio.

Um plano estratégico define a direção que a empresa quer seguir a longo prazo, e se torna o mapa da estrada, auxiliando nas tomadas de decisões.

Essa desconexão entre o orçamento e plano estratégico é gerado muitas vezes por  não ter sido compartilhada essas informações em toda a organização e leva a situações em que o orçamento é focado na alocação de recursos para as iniciativas erradas ou crescimento das vendas dos produtos errados.

 

Balance Scorecard, é uma forma de ajudar a alinhar as ações do dia-a-dia com as estratégias e visão do negócio.

É uma ferramenta de gerenciamento de desempenho, que inclui tanto medidas financeiras e não financeiras.

As medidas são selecionados para refletir o roteiro estratégico da empresa mantendo todos focados no que realmente precisa ser feito.

 

Percebendo como todas as ações dentro de um negócio estão inter-relacionados, o Balanced Scorecard é criado para refletir quatro perspectivas:

 

  • Perspectiva do Cliente - Como devemos ser vistos por nossos clientes para alcançar a nossa visão?

 

  • Perspectiva Interna do Negócio - Que processos de negócio devemos destacar em satisfazer os nossos acionistas e clientes?

 

  • Aprendizado & Perspectiva de Crescimento - Para alcançar a nossa visão, como vamos sustentar nossa capacidade de mudar e melhorar?

 

  • Perspectivas Financeiras - Que tipo de desempenho financeiro  oferecemos aos nossos acionistas?

 

As perspectivas estão ligadas entre si e são como uma árvore.

 

Aprendizado & Crescimento são como as raízes da árvore e formam a base do negócio. Bons processos internos brotam do aprendizado e crescimento do negócio. Por ter bons processos internos, você vai obter bons resultados dos clientes que são os ramos. Finalmente, os resultados dos clientes vão florescer, o  que representam os retornos financeiros.

Dentro de cada perspectiva, os objetivos são ajustados para refletir as ações apropriadas para a execução da estratégia da empresa. Medidas (financeiras e não financeiras) são determinadas como objetivos, uma meta é anexada  a cada medida e iniciativas para atingir os objetivos são postas em movimento.

 

Segue um link em inglês Construindo um Balance Scorecard .

 

Criar um Balanced Scorecard não é um exercício que vai acontecer em um dia, se for feito corretamente. Para que o scorecard possa se tornar uma ferramenta que é utilizada e aceita pela empresa, o seu desenvolvimento deve envolver o maior número possível de pessoas.

Esta não é uma iniciativa que deve ser desenvolvida inteiramente na gerência e diretoria da empresa, embora a gerência sênior precise estar envolvida para garantir que o produto final seja um reflexo da estratégia.

 

Em primeiro lugar, o envolvimento de mais pessoas, irá garantir que a mensagem da estratégia seja  comunicada aos colaboradores. Em segundo lugar, com o envolvimento dos colaboradores, a empresa terá uma melhor imagem do que está realmente acontecendo no dia-a-dia, e que a  informação está disponível, para as medidas que estão incluídas no scorecard. Novas informações devem ser recolhidas com os colaboradores da linha de frente. Por último, há a questão da propriedade. Se os colaboradores têm interesse no Balanced Scorecard, eles ajudarão a desenvolvê-lo, onde BSC terá aceitação mais rápida, para ser usado dentro da empresa, ao invés  de ser ignorado como um outro programa executivo sem mérito ou valor.

 

Um dos maiores perigos no desenvolvimento do Balanced Scorecard (BSC) é a seleção de medidas que  são fáceis de aplicar e atingir.

Medidas  fáceis não significam que sejam as medidas certas para o negócio ou o plano estratégico. O Balanced Scorecard não é um exercício de atirar números  para justificar as operações atuais. Cada elemento do scorecard deve ter cuidado ponderado e só deve ser incluído se ele for ajudar a mover o negócio para a missão e estratégica da organização. Além disso, o scorecard deve ser revisto anualmente para garantir que as medidas que estão incluídas ainda são relevantes para o negócio e que nada mudou devido a uma mudança de estratégia.

 

Profissionais de finanças e contabilidade, tem  a necessidade de obter uma compreensão completa do Balanced Scorecard. No entanto, devemos evitar sermos os únicos que têm relacionamento com  o desenvolvimento e avaliação do scorecard. Esta é uma ferramenta que exige o envolvimento de vários departamentos das empresas não apenas Finanças e Contabilidade.

O Balanced Scorecard é uma boa maneira de aumentar o orçamento, uma vez que garante que o plano estratégico da empresa seja comunicado aos colaboradores.

 

Componentes do BSC

 

 

Mapa estratégico

Descreve a estratégia da empresa através de objetivos relacionados entre si e distribuídos nas quatro dimensões (perspectivas).

 

Objetivo estratégico

O que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização.

 

Indicadores

Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo? Qualquer indicador deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser claro, transmitir informação clara e confiável sobre o evento a analisar;

  • Fácil de obter, mediante o acesso intuitivo a uma aplicação informática;

  • Coerente com os fins estabelecidos, com a Visão e Missão da organização, medindo e controlando os resultados alcançados;

  • Adequado e oportuno, estando disponível para a tomada de decisão;

  • Ter a sua unidade de medida correctamente identificada: números absolutos (n.º), porcentagens (taxas de crescimento, pesos) (%), dias, horas, valores ...;

  • Ter um responsável designado capaz de atuar sobre os indicadores.

 

Meta

O nível de desempenho ou a taxa de melhorias necessárias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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