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Auditoria Financeira - dicas para conseguir as melhores práticas.

Com a implantação dos documentos fiscais e financeiros de forma eletrônica, a fiscalização é muito mais eficiente analisando 100% das informações em tempo real. Os cruzamentos eletrônicos da Receita Federal e Estadual , detectam erros e fornecem indícios para a realização de ações fiscais.

Adotar boas práticas de auditoria financeira eletrônica para minimizar as chances de erros é, além de uma necessidade, uma decisão estratégica. As empresas que não se prepararem para isso poderão comprometer de maneira decisiva seus negócios, afinal, convivemos com uma enorme carga tributária, que impacta decisivamente no orçamento de qualquer organização.

Erros fiscais e financeiros geram grandes impactos e podem comprometer o negócio da empresa como um todo ou o negócio dos clientes (no caso de prestadores de serviços nas áreas contábil e fiscal).

Com o advento do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital ) as empresas precisam formar mecanismos de controle interno para detectar possíveis erros e evitar a distorção financeira, fiscal e contábil.

Uma das melhores práticas que as empresas podem utilizar para ter certeza de que sua conciliação financeira está em conformidade com esta regulamentação, é criar um processo de auditoria interno. Isso envolve a coleta de dados quantitativos e qualitativos para encontrar não só os erros financeiros, mas também os erros de lançamentos.

Quatro dicas para melhorar as práticas de auditoria financeira.

Passo 1: Melhorar o planejamento financeiro.

Como diz o velho ditado: "Falhar em planejar é planejar falhar".

Para completar de forma eficaz sua auditoria, é essencial realizar uma avaliação preliminar do ambiente que será analisado. Em outras palavras, descobrir o que você precisa para analisar todas as informações e conciliar os processos de fechamento mensal, analisando suas deficiências e estabelecendo limites a resolver. Uma tarefa sem limites pode se tornar interminável.

Discuta com o seu departamento sobre suas metas e objetivos, identifique riscos e controles existentes para minimizá-los . Feito isso , mapeie os processos que você esta analisando.

Passo 2: Avaliação analítica

Com os dados existentes você é capaz de desenvolver um foco real para o seu trabalho, fundamentado na realidade de fatos concretos, em vez de teoria pura.

Passo 3: Descobrindo os detalhes vitais.

O autor turco e dramaturgo, Mehmet Murat Ildan, disse uma vez: "Pequenos detalhes têm talentos especiais em criar grandes problemas!"

Isso é essencial para avaliar todos os pequenos detalhes dos itens observados no processo de revisão analítica. Estes pequenos detalhes abrirão perguntas para as causas maiores de preocupação, por isso nunca os ignore.

Pode ser que o problema tenha sido causado simplesmente por um erro de digitação na entrada de dados, ou algo muito maior, como a falta de parametrização do seu sistema, onde persistirá por meses até ser resolvido.

Passo 4: Aperfeiçoe sempre seu processo financeiro.

Os potenciais riscos operacionais atuais, são uma grande oportunidade para analisar como está sua gestão e seu processo financeiro.

A conformidade ou "compliance" são ações , que visam garantir que a empresa esteja de acordo com as normas, legislações e boas práticas de seu segmento. Por meio da gestão de conformidade, a organização não entra na contramão e não perderá tempo nem dinheiro por não seguir determinada regra. O compliance funciona através do monitoramento constante, garantindo a adequação da empresa ao contexto em que está inserida.

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