© 2019 AUDTAX | AUDITORIA E COMPLIANCE. ORGULHOSAMENTE BRASILEIRO.

comercial@audtax.com.br |    Av. Paulista, 1765, 7°A - Conj. 72 C - São Paulo, SP

                                      Av. Barão Rio Branco, 26 - Rio de Janeiro, RJ

                                   Rua Evangelista de Lima, 931 - Franca, SP 

                                   5301 Conroy Road, Suite 140 - Orlando, FL

  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Como Calcular a Margem de Lucro Bruta?

October 7, 2015

Lucro Bruto é uma comparação entre o custo dos bens que a sua empresa vende e a receita gerada por esses bens.

A margem de lucro bruto é a relação entre o lucro bruto e a receita total. Ela é expressa em porcentagem, sendo excelente para comparar o desempenho passado e o atual de sua empresa, principalmente em mercados nos quais os preços dos produtos variam bastante. A margem de lucro bruto também pode ser usada para comparar a sua empresa com os seus concorrentes ou valores médios da indústria.

 

Calcule a Receita Total.

Some todo o dinheiro gerado pelos diferentes serviços, bens e produtos vendidos pela empresa. Dependendo de seus objetivos, você pode fazer isso com o seu negócio como um todo, para cada departamento individualmente ou para cada produto.

Exemplo:

Uma loja de artigos esportivos possui receita de R$ 40.000,00 com a venda de roupas, R$ 25.000,00 com a venda de artigos para uso ao ar livre e R$ 35.000,00 com venda de equipamentos. A receita total seria de R$40.000,00 + R$25.000,00 + R$35.000,00 = R$100.000,00 .

 

Calcule o Custo das Mercadorias Vendidas.

Some os gastos relacionados com a venda dos produtos da empresa para gerar o valor do custo de mercadorias vendidas (CMV). Para um negócio de varejo, isso inclui o custo para adquirir o produto e os custos com transporte e armazenamento. Mas se o seu negócio fabrica ou produz as mercadorias, o CMV deve incluir o preço das matérias-primas, mão-de-obra e manutenção da fábrica.

Observação: o CMV não inclui os gastos resultantes da folha de pagamento, imposto de renda, pagamento de juros, etc. Ele apenas mede o quanto custa para o seu negócio adquirir e vender os produtos.

Exemplo :

Se a sua loja de artigos esportivos gasta R$ 20.000,00 em roupas, R$ 7.500,00  em artigos para uso ao ar livre e R$ 17.500,00 em equipamentos, o custo total das mercadorias vendidas seria de R$20.000,00 + R$7.500,00 + R$17.500,00  = R$45.000,00

 

Subtraia o Custo de Mercadorias Vendidas da Receita Total.

O resultado vale para um determinado período e representa quanto dinheiro você ganha exclusivamente com a venda dos seus produtos - é daí que você vai tirar o que precisa para arcar com a folha de pagamento, impostos, pagamento de juros, etc. O lucro bruto deve ser positivo - caso contrário, você estará perdendo dinheiro vendendo seus produtos com os preços atuais.

Exemplo:

No caso da nossa loja de artigos esportivos, o lucro bruto ficaria em R$100.000,00  - R$45.000,00 = R$  55.000,00.

 

Calcule A Margem De Lucro Bruto

 

Divida o lucro bruto pela receita total.

A margem de lucro bruto difere do simples lucro bruto. A margem é a razão do lucro bruto e a receita total. É a representação de quanto você está ganhando de verdade na venda dos seus produtos. Por exemplo, se você vende seus produtos a R$20,00 mas gasta R$10,00 para colocá-los nas prateleiras das lojas, você está ganhando apenas R$10,00.

 

Expresse essa Razão Usando Porcentagem.

A margem de lucro bruto é geralmente representada como uma porcentagem. Uma vez que você tem o resultado da fração lucro bruto/receita total, basta multiplicar o resultado decimal por 100 para obter o valor percentual.

Exemplo:

Para a loja de artigos esportivos, o lucro bruto é: 55.000/100.000 = 0.55 × 100 = 55% . Ou seja, em média, para cada produto vendido, você lucra 55% do custo.

 

Use a margem de lucro bruto para avaliar a eficiência do seu negócio. Compare a margem atual com valores do passado. Se ela estiver aumentando, seu negócio está ficando mais eficiente, seja por estar vendendo por preços mais altos ou produzindo com custos menores. Mas se a margem está caindo, seu negócio precisa ser revisto.

 

Exemplo:

Imagine a loja de artigos esportivos com uma margem de lucro bruto de 48% no mês passado. Mas neste mês, eles decidiram comprar os produtos de um atacadista diferente, o qual deu um desconto. Como resultado, a margem de lucro bruto aumentou para 55%. Nesse caso, a eficiência do negócio em termos de margem de lucro bruto ficou 7% maior.

 

Compare a margem de lucro bruto com a dos seus concorrentes ou com a da média da indústria do seu setor.

Por exemplo, se a sua margem de lucro bruto for maior, você está conseguindo operar com uma vantagem sobre a concorrência. Ela terá que vender mais produtos para ganhar o mesmo que você.

Você pode encontrar estatísticas em relatórios publicados pelo comércio ou associações ligadas à indústria. Assine pelo menos uma publicação para manter-se atualizado e aprender sobre as tendências e inovações dentro da sua área de negócios.

 

A margem de lucro bruto não é um retrato geral e completo do seu negócio. Seu valor não leva em consideração as despesas indiretas como compra de aparelhos, aluguel, salários e o pagamento de seguros. Calcule seus lucros líquidos subtraindo estes tipos de despesas de seu lucro bruto.

Você pode calcular sua margem de lucro líquido dividindo seu lucro líquido pela renda total.

Pode também ser de grande ajuda calcular a margem bruta para vários produtos e serviços que sua empresa fornece. Dessa forma você poderá identificar quais itens são mais lucrativos e quais você poderia parar de oferecer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

BC limita tarifa de uso do cartão de débito para reduzir custos no comércio

September 27, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo