top of page

Como analisar uma Demonstração Financeira?

Uma demonstração financeira é a alma de qualquer negócio.

Você analisa as demonstrações financeiras para saber a condição, o desempenho e a capacidade de sustentar de forma eficiente as operações passadas e futuras de sua empresa? Como você interpreta essas informações?

Vamos te mostrar quais os principais caminhos para isso, confira logo abaixo.

Podemos usar o balanço para avaliar a condição financeira de uma empresa, a partir de um determinado período, ao olhar para a forma como gerencia seus ativos, passivos e patrimônio.

A equação básica de um Balanço Patrimonial :

  • Ativos = Passivos + Patrimônio Líquido.

Ativos = Lembre-se de que os ativos acrescentam valor a um negócio. Você olha para a forma como gerencia seus ativos, verificando o valor financeiro atribuído ao caixa, contas a receber, investimentos de curto e longo prazo, inventário, ativos fixos, móveis e utensílios, terreno e edificação. Ao fazer isso, você pode determinar se uma empresa é capaz de sustentar e crescer a operação ou se ela vai fechar as portas.

Passivos = Tome nota de todos os passivos, inclusive todas as obrigações financeiras endentes do negócio. A obtenção de empréstimos é uma das formas de gerar capital para suportar a operação do negócio. A conta de passivos, permitirá que você olhe para os saldos das obrigações das contas, contas a pagar, notas a pagar e observe todas as outras dívidas a pagar. Na maioria das vezes, dependendo de uma determinada situação, quando você vê que uma empresa tem grande quantidade de passivos, pode ser um sinal de problemas e incapacidade de manter o seu funcionamento.

Patrimônio = O patrimônio pretende ser o capital de um negócio. É a principal fonte de dinheiro para apoiar e sustentar a operação do negócio. Quando você olhar para a conta de capital próprio, verifique o número de ações, ordinárias e preferenciais, que foram emitidas. Na conta de capital, você será capaz de ver o valor real de uma empresa em termos de propriedade. Quando você vê um elevado saldo de equivalência patrimonial, ele pode ser um bom indicador de que a empresa é capaz de se sustentar e crescer. O oposto significa que ela corre o risco de ter um encerramento da sua operação.

Revise o relatório de declaração de renda para entender o desempenho geral, o lucro ou a perda de uma empresa em um determinado período. Basicamente, ele é composto da seguinte forma.

Receita = Essa conta vai mostrar a quantidade de vendas derivadas em um determinado período. Ela pode vir de taxas de serviço ou preço de vendas dos produtos vendidos, dependendo do tipo de negócio que está sendo executado. Tome nota de que quando uma empresa tem uma grande quantidade de receitas, isso indica um bom marketing e processo de vendas que resultam em um alto volume de vendas de produto ou serviço. No entanto, esteja ciente de que isso não significa necessariamente que o negócio seja rentável.

Despesas = Significam a quantidade de custo para produzir um item vendido. Isso inclui o custo dos materiais utilizados, o custo do serviço prestado, a despesa de juros, depreciação, despesas de dívidas ruins, etc. Quando você verificar a contabilização das despesas, você pode verificar se a empresa está gastando para melhorar seu produto, investindo muito dinheiro em comercialização (como publicidade), se ela está oferecendo altos salários e benefícios aos funcionários, ou apenas perdendo claramente dinheiro.

Lucro ou Prejuízo antes dos impostos = Lembre-se de que a receita por si só não significa necessariamente que o negócio seja rentável. Por causa da conta de despesas, mesmo que a empresa tenha alta receita, se ele gasta no mesmo nível, não será tão rentável quanto deveria ser. Aqui estão as orientações para saber se uma empresa é, ou não, rentável: lucro significa que a quantidade de vendas foi maior do que a quantidade de custos para produção (Receita > Despesa). Quando há lucro, significa que a operação do negócio esteve indo bem. Por outro lado, perda significa que a quantidade de vendas foi menor do que o custo para produção (Receita < Despesa). Quando há perda, significa que a operação do negócio esteve indo mal.

Imposto de Renda = A quantidade de imposto que a empresa tem que pagar para o governo. Na determinação do imposto de renda, veja o país em que a empresa opera, porque imposto de renda é derivado pela taxa de imposto dada por um determinado país, multiplicado pelo lucro antes dos impostos.

Lucro ou Prejuízo após impostos = Finalmente, uma vez que você determinou o imposto de renda a ser pago, você vai ser capaz de calcular a quantidade real de lucros ou prejuízos após a dedução do montante de imposto aplicável.

Use a Demonstração dos Fluxos de Caixa para entender o movimento de dinheiro em um determinado período. Existem dois tipos de Fluxo de Caixa: o método indireto e o método direto.

Método Direto = Apresenta a você os recebimentos condensados e a declaração de desembolsos de caixa.

Método Indireto = Apresenta a você movimentos de dinheiro líquido, ajustando o lucro líquido para os itens que influenciaram declaradamente no lucro líquido, mas que não afetaram o dinheiro.

Verifique a declaração de Patrimônio Líquido de acionistas para obter os detalhes sobre o movimento da conta do patrimônio discutido no balanço acima. Você será capaz de verificar em detalhes a propriedade total de uma empresa, como quantas ações ela está autorizada a emitir e quantas ela foi realmente capaz de vender. O movimento que você verá nesse relatório inclui as ações ordinárias, ações preferenciais, os ganhos do valor de capital integralizado e ganhos retidos.

Olhe para as Notas do Balanço financeiro para ler a explicação narrativa de toda a demonstração financeira. Ela irá explicar-lhe as normas que foram utilizadas para fazer cada contabilização nas quatro demonstrações financeiras anteriores, o balanço patrimonial, a demonstração de fluxo de caixa e o patrimônio líquido. Além disso, você será capaz de verificar os planos futuros e operações da empresa.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page