top of page

Quando meu ERP não é o bastante

Ao longo dos últimos 20 anos, várias empresas adotaram soluções de ERP. Durante esse tempo, essa foi a melhor solução de gestão encontrada . No entanto, esse cenário tem mudado de forma significativa, e, ter apenas um sistema ERP, já não garante o atendimento às necessidades de negócios, cada vez mais amplas e exigentes.

Diante destas mudanças, houve um aumento das funcionalidades dos ERPs, porém , as premissas centrais permaneceram as mesmas, por exemplo, uma estrutura de ERP modular onde uma informação central é alimentada e dispara os processos das diversas outras etapas. Os processos tornaram-se tão vastos e complexos, que muitas vezes, não existe um foco ou uma especialização em determinadas necessidades. Prova disto são as tecnologias que se tornaram necessárias dentro das organizações, como BI – Business Intelligence, CRM – Customer Relationship Management, WMS – Warehouse Management System e etc.

É fácil perceber por que essa estrutura existe - o crescimento de um conceito das necessidades especializadas por exemplo, a contabilidade, para atender a demanda dos livros fiscais, SPED, o departamento financeiro analisando as informações de fluxo de caixa, conciliação de recebimentos, DRE, e etc.

Ao considerar que, diretores financeiros precisam de uma solução financeira robusta e especializada, em comparação com o que as soluções de ERP tradicionais oferecem, é evidente que existe um potencial para melhorias significativas.

E o que o departamento financeiro quer? Ou melhor, o que precisa?

  • Foco em informação - em vez de foco em transações.

  • Estrutura baseada em processos de negócio - em vez de uma estrutura modular com base na funcionalidade discreta.

  • Uma única fonte de informações - em vez de uma estrutura de livros, sub-livros e reconciliação interna ou parcial no excel.

  • Capacidade para performar melhor, através de resultados de alto nível para transações de dentro do ERP - em vez de estruturar e construir relatórios ou planilhas imensas de dados, para análises simples.

  • Integração das atividades de planejamento orcamentário, juntamente com os valores reais - em vez de uma solução de planejamento e orçamento separados, que são necessários para promover a interface com a solução ERP

  • Capacidade de acessar intuitivamente informações, transações e fluxos de trabalho com uma interface moderna a partir de qualquer dispositivo - em vez da necessidade de utilizar um portal baseado em PC, que requer uma compreensão dos códigos de transações, ou acesso a um Terminal Server.

A partir de uma perspectiva de negócios, as necessidades são claras, mas, o que empresas devem fazer para atender a estas necessidades ? Como os líderes financeiros podem tirar proveito dessas mudanças e maximizar o valor do negócio?

A nova onda de Soluções Financeiras (tais como AudtaxCard -Auditoria e Compliance ) reconhecem a necessidade de importantes mudanças estruturais, de forma a complementar a arquitetura dos ERPs.

Uma estrutura que analisa e indica quais processos importantes precisam ser reestrututados, completamente diferente dos conceitos do ERPs tradicionais.

Como exemplo, citamos os processos de capital de giro, análise através de contas a receber, contas a pagar e funcionalidades de caixa e banco.Interfaces que permitem o uso do sistema intuitivo de Finanças, para os profissionais financeiros extremanente experientes e os não- tão experientes assim, podendo ser acessado, independentemente do dispositivo usado.

Estas alterações são apenas algumas das mudanças radicais das abordagens tradicionais, e representam um novo entendimento das soluções de ERP tradicionais.

Considerando-se como as necessidades específicas do negócio que precisam ser atendidas, percebemos que vários ERPs não terão essa sofisticação, ao ponto de uma solução que se especializou para isso, sendo assim, com uma solução específica , você terá mais recursos !

Vivemos em um mundo de serviços especializados, ou seja, um ERP poderá te auxiliar a cuidar dos processos macros, como repositório de informações, e gerenciar processos específicos e necessários , temos a necessidade de contratação de uma ferramenta ou plataforma, que se especializou em partes de uma operação.

Temos como exemplo o SPED, que tira o sono de vários empresas de departamentos financeiros, na maioria das vezes os ERPs, tem layout para gerar o arquivo, no entanto, contratam ferramentas como o MasterSaf DW que é uma ferramenta especializada para gerar o SPED de forma rápida, prática e segura.

Neste cenário percebemos uma grande mudança de ERP, onde ele provavelmente irá fornecer informações, e consumir serviços de APIs, ou outras integrações, para completar e melhorar ainda mais os seus processos.

A dinâmica cada vez mais acelerada dos mercados, exige que as empresas reajam de forma ágil para conseguir entregar produtos e serviços, alinhados às necessidades dos consumidores e com a eficiência operacional esperada.

A grande maioria dos ERPs não foram desenhados para operar em nuvem, e hoje tudo é “cloud” !

Alcançando a precisão.

A grande proposta do mercado atual é trabalhar como fator crucial de aumento na precisão das informações de ponta a ponta, agilidade na adpatação das mudanças diárias, auxílio na tomada de decisão e etc

A nova onda de Soluções de ERP, permitem que os líderes de Finanças tenham um novo olhar sobre as necessidades do negócio e como o valor do negócio pode ser entregue com uma solução estruturada, ao invés de limitações de tecnologia .

Aparentemente não percebemos mas, por trás de alguns programas e sistemas que utilizamos, existe um conjunto de rotinas e padrões que permitem sua conexão com outros sistemas, sem a intervenção direta do usuário, isso acontece via API.

Elas são desenvolvidas por empresas que desejam que seus softwares possam ser associados a outros tipos de serviços. E é esse o caminho através do qual muitas organizações estão gerando dinheiro e ampliando seu poder de mercado.

Diversas empresas estão fazendo isso: UOL, Google, Samsung, BMW, Mailchimp e outras de diferentes tamanhos e segmentos, como por exemplo o AudtaxCard, que entrega inteligência com auditoria e compliance, nos pagamentos eletrônicos como cartões de crédito e débito, integrado aos principais ERPs do mercado.

A Amazon e Mercado Livre, formam grandes marketplaces, e isto está intimamente ligado à força das APIs. É através delas que um site de e-commerce pode ser integrado à plataforma- base, onde será feita a venda. O marketplace oferece um oceano de produtos, de diversas fontes, sem modificar a experiência do usuário. Isso demonstra uma força pela estratégia da especialização.

Busque plataformas que completem a gestão de sua empresa, promovendo um crescimento real e duradouro.

É hora de adaptar-se ao mundo atual !

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page