top of page

Como o mercado financeiro moderno está sendo revolucionado

Há várias mudanças acontecendo. Estamos em um momento, onde acredito que por questões econômicas e políticas no Brasil, muitas empresas estão procurando diminuir custos e aumentar a performance em seus sistemas e processos. Este interesse é especialmente verdadeiro em relação às soluções de controle financeiro.

Agora, possuímos limitações específicas que não são novidade para muitos. Temos vivido da mesma maneira, durante anos, décadas talvez.

As empresas estão percebendo que, ao manter um padrão de negligência , tornam-se extremamente vulneráveis, não sendo capazes de se adaptar a uma base de necessidades financeiras, fiscais, contábeis, trabalhistas e tributárias que estão mudando contantemente.

Há um apetite real para iniciar novos processos e uma chance de corrigir os erros do passado.

E agora? Como encontrar este "Santo Graal"?

A missão é assustadora, mesmo com as lições do passado tão recente.

Eu tenho algumas regras para que você considere explorar essas opções.

Elas são igualmente válidas para qualquer solução de sistema que você irá utilizar para aumentar a eficiência e criar uma mudança benéfica na sua área de trabalho.

Regra nº 1: Software de auditoria e conciliação que apoie a auto-suficiência;

Imagine uma solução em que cada membro da equipe seja capaz de ser um "guru" e, no entanto, paradoxalmente, gurus não são necessários.

A solução deve oferecer capacidade intuitiva, de tal forma que a equipe seja auto-suficiente para resolver questões próprias dos seus membros e realizar novas configurações. Não devem ser obrigadas a ficar na dependência de recursos especializados fora de sua equipe (tais como TI).

A equipe deve ser especialista em seus próprios sistemas e operações.

Devem ser auto-suficientes e em constante adaptação.

Regra nº 2: Sistema que suporte a escalabilidade;

O ambiente está constantemente mudando - novos fornecedores, novos pontos de integração, novas responsabilidades de trabalho, novos volumes de trabalho.

O sistema terá que, facilmente, acompanhar essas mudanças.

Ele terá que suportar mudanças de volume e escala rapidamente.

Regra nº 3: O sistema permite a distribuição de trabalho consolidado?

Seu sistema não deve limitar a sua capacidade de atender trabalho a partir de qualquer localização. Se você pretende colocar equipes regionais, implementar uma abordagem compartilhada ou fazer um centro de operações consolidado, a solução moderna apoia esse modelo?

A plataforma em si deve ser consolidada para permitir minimizar os custos. A solução consolidada deverá fazer auditorias e análises de relatórios a partir do repositório único prontamente disponível.

Esta é uma capacidade particularmente valiosa, quando o trabalho descentralizado e é parte do processo de modernização.

Regra nº 4: Suportar melhoria contínua;

Uma das formas mais sutis de capacitação de sua equipe de negócios é a percepção e capacidade de realizar a melhoria contínua.

Ser capaz de analisar o andamento do trabalho e otimizar a qualidade e quantidade de trabalho são essenciais.

Sua solução moderna deve oferecer ferramentas ,capazes de identificar exceções, atrasos e “gaps”de desempenho apoiando facilmente sua correção.

Regra nº 5: A tecnologia por tecnologia;

Certamente, a tecnologia é interessante. Sua solução deverá ser construída utilizando as mais recentes tecnologias, suporte para grandes volume de transação e informações, como expanção da base de usuários, adoção ampla na organização e etc. Como tal, deve ser adequado para a entrega via SaaS (Software-as-a-Service) utilizando infra-estrutura e recursos de solução em datacenters especializados.

Regra nº6: A POC é sua amiga;

Finalmente, todas estas regras precisam ser testadas. A boa notícia é que elas podem ser testadas facilmente no decorrer de uma construção adequada Proof-of-Concept (POC).

A POC deve ser um exercício rápido para verificar como será o impacto da ferramenta em sua equipe e obter os benefícios do novo sistema.

Certifique-se de arquitetar sua POC para validar todas as regras da operação.

Se você conseguir ajudar a sua organização na busca de novas soluções e conjuntos de ferramentas para transformar o seu departamento, com certeza você terá benefícios reais em seu trabalho e de todos os envolvidos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page