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Como montar um Plano de Negócios para sua empresa?

Plano de Negócios (do inglês Business Plan), também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.

Geralmente é escrito por, empreendedores quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.

De acordo com o pensamento moderno, a utilização de planos estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistémico, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e acções da organização; assume-se como um instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir para o sucesso das organizações. É uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial. O plano de negócio é um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios.

O plano de negócios também é utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.

Plano de negócio "é uma obra de planejamento dinâmico que descreve um empreendimento, projeta estratégias operacionais e de inserção no mercado e prevê os resultados financeiros". Para desenvolver uma empresa é necessário bastante imaginação, planejamento e papelada. Um componente essencial é o plano de negócios, que ajudará a atrair investidores e assegurar fundos e atenção conforme a empresa for se estabelecendo localmente. Um plano de negócios expressa suas ideias por escrito e explica todos os elementos operacionais dos quais você vai precisar. Escreva um plano de negócios descrevendo a empresa e sua estrutura de administração e explicando por que ela terá sucesso no mercado.

Escreva um resumo executivo. Isso irá servir como uma introdução e uma sinopse do seu plano.

  • Explique o conceito do seu negócio. Descreva o que sua empresa irá oferecer, se é um produto ou serviço, e a qual mercado ela irá servir. Descreva o que você vende e para quem vende.

  • Mencione as características financeiras e requerimentos do plano de negócios. Inclua a quantidade de capital necessária para iniciar o negócio e como esse capital será utilizado. Se vai oferecer alguma garantia ou participação nos lucros para começar o negócio, explique a fonte.

  • Descreva a posição atual da empresa. Aqui você deve incluir quando e como ela foi formada e quem são os donos e diretores.

Forneça detalhes de quaisquer conquistas da empresa. Mencione os contratos realizados, clientes que você conquistou e outras atividades que farão do seu negócio um sucesso.

Forneça uma análise de mercado. Essa é a hora de demonstrar seu conhecimento sobre a indústria da qual sua empresa faz parte. Trace os desafios e oportunidades que você enxerga no ramo e como sua empresa irá lidar com eles.

Descreva a empresa e sua estrutura operacional. Explique como seu negócio está estabelecido e por que ele será um sucesso.

  • Especifique se será um negócio online ou se terá uma estrutura física.

Descreva quantos escritórios, depósitos ou instalações serão necessários.

  • Fale sobre a competência da sua equipe. Se os sócios e administradores possuem experiência na indústria ou uma trajetória de sucesso em outro ramo, descreva-as.

Destaque as pessoas responsáveis pelas decisões da empresa. Você não precisa falar sobre todos os cargos da empresa, mas certifique-se de explicar como as decisões são tomadas.

Defina suas estratégias de marketing e vendas. Nessa parte, explique como irá conseguir e manter clientes.

  • Fale sobre a maneira que você vai usar para entrar no mercado, gerir o crescimento e comunicar-se com seus clientes e o público. Inclua informações sobre quem será seu público-alvo.

Defina suas estratégias de venda, incluindo se irá usar uma equipe de vendas e como irá recrutar essas pessoas. Mencione quaisquer planos de venda por internet e como você irá identificar as perspectivas de mercado.

Descreva o serviço ou produto que está vendendo. Explique o que você vende e como aquele produto ou serviço irá beneficiar os atuais e futuros clientes.

Plano Financeiro

A seção de finanças deve apresentar em números todas as ações planejadas de seu empreendimento e as comprovações, através de projeções futuras (quanto precisa de capital, quando e com que propósito), de sucesso do negócio. Deve conter itens como fluxo de caixa com horizonte de 3 anos, balanço, ponto de equilíbrio, necessidades de investimento, lucratividade prevista, prazo de retorno sobre investimentos etc.

Plano de Investimento

Se concluirmos que o nosso negócio tem espaço e aceitação no mercado, vamos calcular o investimento necessário à sua concretização. Nesta altura iremos explicitar que tipo de necessidades são importantes e prioritárias para implementar o nosso projecto para saber qual o investimento que terá de ser realizado.

Por exemplo:

Instalações - a escolha das instalações é muito importante porque elas serão a "cara" da empresa\marca. Para além do aspecto estético, existem três questões práticas fulcrais:o valor do investimento,a funcionalidade, a localização.

Equipamento - é mais um investimento sem o qual não se pode passar. A análise deverá ponderar o custo e produtividade dos equipamentos, assim como a duração e a forma de os disponibilizar (aquisição ou leasing).

Selecção e Recrutamento de pessoal - do trabalho da equipa depende o sucesso do projecto. Por isso, é fundamental apostar numa equipa competente, com a experiência necessária e com o perfil adequado. Além disso, o investimento deverá ainda contemplar formação dos colaboradores.

Consultoria e serviços de apoio - é um outro tipo de recrutamento de pessoal. Existem competências necessárias para a implementação do projecto que poderão não existir na empresa, o que implicará o recurso no exterior a especialistas dessas áreas como: consultores, advogados, contabilistas, etc.

Outras despesas - são despesas relacionadas com a própria constituição da empresa, com os estudos de mercado elaborados, etc.

Depois de ter somado todas as despesas, saberemos qual será o capital a investir e se vale a pena ou não em concretizá-lo.

Erros de um Plano de Negócios

Desde que o empreendedor comece a anotar o turbilhão de ideias que surgem na sua mente, torna-se mais fácil explicar e ilustrar os conceitos que vão desde os pilares até aos pormenores do negócio. Ao mesmo tempo que é mais fácil encontrar erros de raciocínio e de previsão, fica mais acessível a correcção dos seguintes problemas:

  • Sistemas de gestão mal concebidos;

  • Pouca visão da envolvente;

  • Má análise da concorrência;

  • Plano financeiro inadequado ou mesmo a não existência de um plano estratégico.

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