© 2019 AUDTAX | AUDITORIA E COMPLIANCE. ORGULHOSAMENTE BRASILEIRO.

comercial@audtax.com.br |    Av. Paulista, 1765, 7°A - Conj. 72 C - São Paulo, SP

                                      Av. Barão Rio Branco, 26 - Rio de Janeiro, RJ

                                   Rua Evangelista de Lima, 931 - Franca, SP 

                                   5301 Conroy Road, Suite 140 - Orlando, FL

  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

5 motivos para investir em franquia.

August 16, 2018

 

Cada vez mais, o mercado vem apresentando bons motivos para investir em franquia. Além da oportunidade de começar um negócio com um modelo já testado e todo o suporte de quem entende do assunto, o desempenho do franchising brasileiro chama a atenção de quem quer empreender.

 

Os resultados do desempenho das franquias em 2017, anunciam bons ventos para o próximo ano. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou em pesquisa que mede os desempenhos das franquias em cada trimestre, que o franchising registrou crescimento nominal de 6,8% no terceiro semestre de 2017, em comparação ao mesmo período do ano passado. O faturamento registrado de 35 bilhões de reais em 2016, entre os meses de abril a junho, pulou para 37,5 bilhões de reais no ano seguinte.

 

O estudo da ABF mostra um resultado é positivo. A Associação atribui o bom desempenho à melhora em alguns indicadores macroeconômicos, como queda da inflação, expansão do crédito às famílias e leve crescimento do PIB. Outros fatores, como o saque de contas inativas do FGTS e o investimento do setor de franquias em crescimento, contam bastante quando o assunto é conquista dos consumidores e de novos mercados.

 

 

A consultora empresarial Sônia Sacramento comenta que, para quem deseja empreender em 2018, é fundamental estar de acordo com as premissas de se investir em franchising para conseguir estruturar o negócio e definir sobrevivência e sucesso da empresa.

“O primeiro passo para quem deseja abrir uma empresa é desenvolver um plano de negócio, missão, visão e análise de mercado. Além disso, definir o perfil dos clientes, ações de marketing e planejamento financeiro, são pontos essenciais para qualquer negócio”, aponta a especialista.

Para o novo ano que se aproxima, a consultora apresenta alguns bons motivos para quem deseja entrar no mundo dos negócios por meio de franquia, e começar 2018 como um futuro empreendedor.

 

Marca estabelecida

A principal vantagem de se investir em uma franquia é poder contar com a garantia de uma marca já estabelecida no mercado. Os primeiros meses são cruciais para a sobrevivência de um negócio, e o franqueado terá suporte da franqueadora, além de um renome o representando – o que proporciona ao investidor uma vantagem competitiva e apoio para retorno de investimento.

Mas, conhecer a concorrência e saber diferenciar o seu produto dos demais é crucial. Sônia alerta que levar em consideração os pontos fortes e fracos, além de traçar o perfil do público-alvo, são questões essenciais para conhecer o produto ou serviço oferecido pela franquia.

“Se você nunca atuou ou não conhece suficientemente o negócio, se associe a alguém que já tenha vivência na área, busque pessoas que suprirão as suas deficiências, seja no nível estratégico, tático ou operacional”, sugere Sacramento. Afinal, conhecer o mercado em que a empresa pretende atuar e ter uma equipe multidisciplinar, com competências que se complementam, é um o alicerce de um negócio.

Em franquia, esse ponto já pode ser suprido no contato do franqueado com o franqueador, desde que a transferência de know how e o suporte sejam constantes.

 
Treinamento

Ao contar com a vantagem de adentrar em um negócio de uma marca já estruturada no mercado, o empreendedor também busca investir em franquias para ter acesso ao know how de uma marca.

Todo o conhecimento, estratégias e métodos de atuação de uma rede de franquias já foram, em sua maioria, testados no mercado. Como franqueado, o empreendedor poderá adquirir conhecimentos acerca do mundo do franchising e contar com o apoio da marca na seleção de funcionários e treinamentos posteriores, importantes para operação do negócio.

 
Investimentos planejados

Investir em um negócio pode parecer uma coisa incerta em termos de orçamento; afinal, nem sempre é possível prever com exatidão cada um dos custos necessários para abrir as portas de uma empresa.

Em franquia, porém, os investimentos já estão planejados e estruturados. Toda franquia apresenta ao futuro empreendedor um padrão e modelos a serem seguidos. Muitas vezes, também são apresentados o plano arquitetônico e todos os gastos necessários para se abrir uma franquia. Geralmente, o objetivo das franqueadoras é padronizar produtos e serviços, e o franqueado terá os custos da unidade piloto como comparativo.

Dispor da capacidade de investimento para o negócio é, para Sônia, outro ponto fundamental para quem deseja investir em franquias em 2018.

O capital de giro é um dos pontos principais desta jornada, uma vez que o empreendedor precisa calcular qual será o valor mínimo para iniciar o negócio e quais serão os custos das despesas fixas e variáveis.

“Também é necessário analisar em quanto tempo a empresa pretende atingir o ponto de equilíbrio e começar a ter resultados, prazo que, normalmente, gira em torno de dois anos, para um negócio estruturado”, complementa Sônia.

 
Estratégias de marketing estruturadas

A divulgação da franquia é uma das bases para o funcionamento e sucesso do negócio. Ao entrar como franqueado de uma rede, o empreendedor pode contar com um plano de marketing já definido e aprovado, o que proporciona segurança para quem inicia no mundo dos negócios.

É importante entender como as estratégias de marketing serão colocadas em prática no momento da abertura e, principalmente, como acontecerá o marketing na localidade da franquia – na maioria dos casos, o marketing já está aprovado e só precisa ser colocado em prática no local.

Além disso, atuando em franquia, é possível contar com a divulgação da marca a nível nacional. Para dar conta dessas campanhas, que impactam o desempenho da rede como um todo, as franqueadoras costumam cobrar uma taxa mensal de fundo de propaganda, que é aplicada no marketing da marca.

 
Possibilidade de sucesso

Além de todas as informações técnicas de administração, financeiro, gerenciamento e marketing, acreditar no projeto é o que move todo negócio. Sônia afirma que é preciso ter convicção do sucesso para entrar com segurança no universo do franchising.

“Durante o trajeto, a empresa deverá fazer ajustes para permanecer no mercado e as mudanças são necessárias, mas a perseverança é determinante nesse processo, que está repleto de desafios para quem quer se tornar um empreendedor”, finaliza a consultora.

Portanto, antes de escolher qual é a franquia ideal, é fundamental avaliar quais os planos da rede para o futuro, como ela se comporta em cenários desafiadores e perguntar-se se realmente acredita na proposta e se identifica com a marca.

 

Fonte: Guia Franquias de Sucesso

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

BC limita tarifa de uso do cartão de débito para reduzir custos no comércio

September 27, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo