Consultoria financeira: veja a importância de contratar esse serviço para sua empresa.
Nem sempre tomar uma decisão empresarial é uma tarefa simples e fácil, pois ela pode envolver uma série de variáveis importantes. Então para tentar resolver esse problema, a contratação de uma consultoria financeira é uma decisão bastante interessante.
Podemos dizer que uma consultoria financeira é um serviço normalmente prestado por uma empresa especializada em finanças e investimentos, da qual irá aconselhar os seus clientes sobre a melhor decisão a ser feita
Uma consultoria financeira profissional é tão importante porque pode alterar sua forma de administrar suas finanças, otimizando seus recursos, fazendo melhores investimentos e, consequentemente, aumentando a rentabilidade.
Além disso, podemos entender para que direção a empresa está indo, e então mudar o rumo se for preciso ou permanecer como está, se estiver obtendo resultado satisfatório.
A grande maioria das organizações se preocupam apenas em observar o fluxo de caixa, porém esses indicadores podem não representar se a empresa está tendo lucro. Essa é outra função da consultoria financeira, analisar e entender a lucratividade da empresa.
Essa atividade não se limita apenas em aconselhar o empreendedor, mas também existe para auxiliar empresas que estão num período conturbado financeiramente ou que estão passando por uma fase de rápida expansão ou de dificuldades financeiras.
O papel desse consultor será semelhante a de um médico, pois ele examinará as causas dos problemas de uma companhia e proporá atitudes coerentes sempre com o objetivo de tentar solucioná-los.
Qual a importância de contratar uma consultoria financeira
Qual a importância de contratar uma consultoria financeira
Muitas empresas, por mais rentáveis que suas operações sejam já passaram ou ainda passarão por algum tipo de dificuldade financeira, seja oriunda de agentes externos ou internos.
Pensando nas adversidades imprevisíveis das quais somos constantemente expostos diariamente, é muito provável que a necessidade de contratar um consultor financeiro para organizar sua companhia seja, em algum momento, uma realidade.
Desse modo, uma das grandes vantagens de uma consultoria financeira é contar com um profissional que não atua com conflito de interesses, pois os resultados dos mesmos serão quase sempre atrelados aos objetivos dos seus clientes.
Outro fato muito importante é que todo empresário entenda que o correto manejo do fluxo de caixa de uma companhia pode ser o segredo para sair de prejuízos recorrentes para excelentes resultados.
Nesse sentido um consultor financeiro vai agir, diagnosticando os principais erros cometidos pelas empresas, tais como:
Realizar muitas vendas a prazo, sendo que o pagamento aos fornecedores é sempre à vista;
Não precificar corretamente o produto ou serviço do qual negocia;
Negligenciar a devida atenção ao balanço patrimonial, no sentido de tomar muitas dívidas;
Decidir vender mercadorias ou realizar serviços que não contribuem positivamente para os resultados da empresa;
Não calcular adequadamente todas as despesas da companhia.
Os principais serviços da consultoria financeira
Busca a melhorar estrutura e gestão financeira da organização, solucionando problemas financeiros.
As áreas de atuação do consultor financeiro empresarial são:
Diagnóstico Econômico-financeiro: o objetivo é mostrar ao empresário o que aconteceu no passado da empresa, analisando custo, lucro e fluxo de caixa;
Planejamento Financeiro: busca planejar o futuro da empresa de acordo com as estratégias e previsões de vendas definidas;
Gestão Financeira: busca melhorias na gestão do dia a dia através de ferramentas e análise de indicadores financeiros;
Análise e Gestão de Custos: analisa como os custos da organização se comportam, de modo a identificar, corrigir ineficiências e melhorar a gestão.;
Formação de Preço: identifica o melhor preço de venda do produto, considerando os custos, margem de contribuição e o mercado;
Avaliação de Empresa (Valuation): é um estudo que visa definir o valor financeiro de uma empresa, analisando sua capacidade de gerar caixa futuro;
Análise de Viabilidade Econômico-financeira: analisa riscos de novos investimentos de acordo com cenários e retornos esperados;
Auditoria Financeira: busca revisar demonstrações financeiras, o sistema financeiro, registros, transições e operações de uma entidade.
Por fim, podemos dizer que a contratação de uma consultoria financeira pode ser de grande ajuda para que uma empresa se recupere de uma dificuldade ou até mesmo melhore o seu desempenho financeiro através do diagnostico e atuação direta em tentar resolver a causa dos problemas.
Comments